Encontro reúne médicos residentes para discutir doação de órgãos
Está programado para o próximo dia 20, o I Encontro de Médicos Residentes no processo de doação e transplantes, que acontecerá em Itabuna no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, entre as 18 e 21 horas. O evento será aberto pelo secretário de Saúde, Paulo Bicalho, que falará sobre “O Processo Doação/Transplante e Fila de Espera na Bahia”.
O encontro é promovido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), em parceria com o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães e faz parte da Campanha Nacional de Doação de Órgãos lançada em Itabuna dia 1º. O objetivo da campanha é sensibilizar a comunidade regional acerca da importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Na programação também serão abordados por profissionais de saúde de Itabuna outros temas, a exemplo do “Protocolo de Morte Encefálica”, “Manutenção do Potencial Doador”, “Transplante Renal e Transplante de Córnea”.
A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos em Itabuna, Silvana Batista dos Santos, lembra que durante todo este mês haverá uma série de atividades a exemplo de palestra, blitzen, oficinas e seminários em diversos locais para despertar o interesse da comunidade sobre a ação de doar órgãos que salva vidas.
A Organização pela Procura de Órgãos no Hospital de Base é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde Paulo Bicalho. Segundo o secretário Paulo Bicalho, a unidade também faz captação de múltiplos órgãos a exemplo de coração, fígado e rins.
“Paciente internado com diagnóstico de morte encefálica é doador em potencial, mas a família precisa estar informada sobre o desejo do doador, por isso a importância dessa campanha de mobilização de médicos e residentes e outros profissionais”, afirma.